/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.webp?banner=header&when=1781726886&who=1

MetrôRio cria Diretoria de Pessoas, Cultura e ESG com Renata Franco

Executiva assume para reforçar a diversidade e práticas sustentáveis

Atualizado em 12/05/2026 às 17:05, por Vanderlei Abreu.

Diretoria de Pessoas e ESG MetrôRio

O MetrôRio acaba de anunciar um passo estratégico importante para sua estrutura organizacional interna e cultura corporativa atual. A companhia criou a Diretoria de Pessoas, Cultura e ESG, que será liderada pela experiente executiva Renata Franco.

Esta nova movimentação demonstra o foco da concessionária em temas como sustentabilidade e governança no transporte público carioca.

Qual o objetivo da nova Diretoria de Pessoas, Cultura e ESG?

A nova pasta nasce para estruturar ações voltadas ao desenvolvimento humano e práticas sustentáveis em toda a operação. O foco principal será reforçar o compromisso da empresa com uma cultura inclusiva e transformadora para seus colaboradores.

Renata assume a responsabilidade de consolidar pautas essenciais para o crescimento do negócio e o bem-estar social.

Quem é Renata Franco, a nova diretora do MetrôRio?

Com uma trajetória sólida, Renata Franco atua no MetrôRio há 10 anos, conhecendo profundamente os desafios da operação. Ela ingressou na concessionária em 2015, ocupando inicialmente o cargo de consultora de Recursos Humanos. Nos últimos seis anos, a executiva liderou com sucesso a Gerência de Gente e Gestão da empresa de transporte.

Um marco relevante é que ela é a primeira mulher em cargo executivo na companhia desde o ano 2012.

O que diz a nova diretora sobre esse desafio?

“A minha jornada na companhia me traz muito orgulho”, afirma Renata. Segundo a executiva, o espaço para desenvolver ideias foi fundamental para implementar iniciativas relevantes para o negócio e funcionários. “É uma conquista viver esse novo passo na carreira dentro da empresa onde construí dez anos de vitórias”, destaca.

Renata reforça que a nova diretoria permitirá avançar muito mais nas pautas de diversidade e projetos de ESG.

Como o MetrôRio se posiciona em relação à diversidade?

A diretora integra o Grupo de Diversidade do MetrôRio desde 2017, sendo uma das vozes ativas nessas pautas internas. Sob sua influência, a empresa tornou-se signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, fortalecendo sua imagem institucional.

O objetivo agora é ampliar a representatividade e garantir que a cultura da empresa reflita a diversidade da sociedade.

Qual a formação e experiência prévia da executiva?

Renata é formada em Pedagogia pela UFRJ e possui MBAs pela Fundação Dom Cabral e também pela Latec-UFF. Com 24 anos de experiência em gestão de pessoas, a executiva acumula passagens marcantes por grandes organizações do mercado.

Em seu currículo, constam trabalhos em empresas como Vale, Globosat e também na gigante do setor siderúrgico ThyssenKrupp CSA.

Sua liderança promete impulsionar a transformação organizacional necessária para os novos desafios que o setor de mobilidade enfrenta.